Artigo: SAP Leonardo integra IoT e outras tecnologias em uma única solução

Soluções em tecnologia surgem a todo instante para otimizar o dia a dia das empresas, sobretudo no modelo operacional. O objetivo é claro: gerenciar a produção de maneira efetiva, de modo que contribua com a redução de custos e o aumento da produtividade, além de facilitar os processos, monitorar e fiscalizar as informações e, assim, proporcionar a expansão dos negócios.

Fabricante de uniformes nos EUA opta por manter SAP ERP otimizado ao invés de migrar para o novo HANA

O SAP Leonardo, a última novidade do portfólio da multinacional alemã, conecta pessoas, dispositivos e operações de forma rápida e escalável. O software de gestão é focado na transformação digital que as empresas almejam por meio de uma plataforma capaz de interligar as novas tecnologias aos processos internos, o que possibilita uma visão completa e estratégica dos negócios.

A solução, por meio de um conjunto de tecnologias, como: Internet das Coisas (IoT), machine learning, big data, analytics, blockchain e data intelligence entregues na SAP Cloud Platform, com o apoio da metodologia de design thinking, possibilita a conexão entre os maquinários de uma linha de produção e demais áreas da empresa. Assim, é possível interpretar padrões de informações que identificam e antecipam eventuais desvios ou rupturas no processo e embasar decisões com dados reais. Desta forma, ao evitar falhas, a solução potencializa ganhos e gera valor de negócios para as empresas. Não para por aí, as informações sincronizadas por meio da tecnologia facilitam a tomada de decisões.

Mas, como avaliar a aplicabilidade deste sistema inteligente? No setor de agronegócio, por exemplo, a tecnologia é capaz de fazer a conexão de todo o método de distribuição de grãos sobre determinada área de cobertura, o que promove maior controle e qualidade na disseminação das sementes. Atualmente, o SAP Leonardo possui aplicações por segmentos, fator que possibilita a sua adaptação para uma necessidade específica.

Em resumo, o software contribui para a excelência operacional a partir da conexão de coisas por meio de sensores, dispositivos físicos, veículos, infraestrutura, processos e pessoas. Trata-se de uma plataforma aberta que permite o desenvolvimento de soluções altamente customizadas para diferentes tipos de negócios. O SAP Leonardo oferece visibilidade com transparência em cada operação, domínio de todas as relações e etapas de produção, o que facilita a identificação e gerenciamento antecipado de problemas, diminui custos, aumenta o controle de prazos e demandas.

*Guilherme Rodrigues é Pré-Vendas da FH, empresa de tecnologia especializada em processos de negócios e software.

Fonte: https://ipnews.com.br/artigo-sap-leonardo-integra-iot-e-outras-tecnologias-em-uma-unica-solucao/